top of page
  • Foto do escritorCasa Stainbach

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?


Primeiro. Você sabe o que é a Agenda 2030 da ONU?


A Agenda 2030 da ONU surgiu em setembro de 2015 durante uma cúpula realizada em Nova York. Nesse encontro, os líderes mundiais adotaram um conjunto de metas globais para o desenvolvimento sustentável.

A criação da Agenda 2030 marcou a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como horizonte a implementação até 2030.


Entre os motivos para a criação da da Agenda 2030 estão: 

- Expandir e aprofundar os ODMs para poder abordar novos desafios e garantir um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo;

- Reconhecer a complexidade dos desafios globais;

- Promover a sustentabilidade e a inclusividade de modo a equilibrar o crescimento econômico com responsabilidade ambiental e justiça social;

- Participação de governos, sociedade civil, setor privado e cidadãos para que se possa avaliar as perspectivas e necessidades de todos esses agentes envolvidos;

- Desafios como a mudança climática, a desigualdade e a degradação ambiental se tornam assuntos importantes que necessitam de soluções que beneficiem todas as pessoas e o planeta.


A Agenda estabelece 17 ODS e 169 metas específicas que abrangem áreas como pobreza, educação, saúde, igualdade de gênero, água, energia, trabalho decente, cidades sustentáveis entre outros.

Esses ODS foram pensados para que sejam aplicáveis a todos os países, independente de serem ricos ou pobres, e exige que todos os setores se envolvam para que possam ser alcançados.

Para que você possa entender cada um dos ODS, segue um pequeno resumo:

  1. Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição, promovendo a agricultura sustentável.

  3. Saúde e Bem-Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

  4. Educação de Qualidade: Garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

  5. Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

  6. Água Potável e Saneamento: Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.

  7. Energia Acessível e Limpa: Assegurar o acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos.

  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

  10. Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

  12. Consumo e Produção Responsáveis: Garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis.

  13. Ação Contra a Mudança Global do Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

  14. Vida na Água: Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

  15. Vida Terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação e deter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.

  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

  17. Parcerias e Meios de Implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Em nossa propriedade, temos ações em 12 dos 17 ODS. Queremos que até 2030 possamos ter ações implementadas nos 17 ODS.


Assim, ao se hospedar em nossa Casa de Campo Tiny House, em uma propriedade orgânica, você fomenta o turismo sustentável e responsável na região da Serra Catarinense!


Venha, pois estamos te esperando!


Caso tenha alguma dúvida, você pode deixar um comentário que responderemos o quanto antes!

Continue nos acompanhando! Até a próxima!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page