top of page
  • Foto do escritorCasa Stainbach

Entenda sobre a produção de alimentos orgânicos!

O que é Agricultura Orgânica?

A agricultura orgânica ficou conhecida por ser um modelo de produção que não utiliza defensivos agrícolas, os famosos agrotóxicos, em seu cultivo. Porém, esse modo de produção está além dessa prática.


A agricultura orgânica preza pelas boas práticas culturais do solo, para que a macro e microbiota sejam mantidas. Assim como, há um cuidado especial com os recursos hídricos.


A fauna e a flora local, também, devem ser preservadas e, para isso, faz-se uso do manejo integrado de “pragas” que envolvem armadilhas biológicas e físicas. Soma-se a isso, a preocupação com o bem-estar animal.


Há também, a preocupação com as leis trabalhistas e os direitos humanos. Associado a isso, estimula-se o comércio local, justo e viável.


No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é quem dita as regras para esse tipo de produção. Desse modo, os produtos utilizados para o cultivo vegetal, ou animal, devem constar dentro da listagem de produtos autorizados por esse órgão.


Além disso, os supermercados, lojas e atravessadores, em geral, precisam garantir a rastreabilidade deste produto.


Para que a sua horta possa ser considerada orgânica é necessário passar por um processo de certificação, por entidades certificadoras (OAC), por um sistema participativo de garantia (OPAC) ou pelo controle social (OCS), mediante venda direta ao consumidor final.

Ou seja, estimula-se a integração de diferentes áreas como a ambiental, social e econômica.


Portanto, percebe-se que o conceito não pode ser resumido ao fato de não utilizar defensivos agrícolas. A definição é bem mais ampla e complexa.


Como garantir que a produção de alimentos é orgânica?

O Brasil é um grande produtor de alimentos, e a certificação orgânica se tornou uma maneira importante de garantir que os produtos alimentícios sejam cultivados e produzidos de forma sustentável e saudável.


A certificação orgânica é um selo de qualidade concedido a produtos que foram produzidos sem o uso de pesticidas e outros produtos químicos, e que atendem a rígidos padrões de cultivo e produção.


No Brasil, há três formas de certificar a produção orgânica, sendo elas:

1.    Contratação de um Organismo Certificador por Auditoria (OAC): nesse sistema o produtor deve manter as suas obrigações perante o MAPA e a certificadora. Dessa forma, é realizada uma vistoria de inspeção inicial e, periodicamente, novas vistorias são feitas para garantir o processo de produção. Essa certificadora pode ser um organismo público ou privado.

2.    Sistema Participativo de Garantia (SPG): essa forma de auditoria ocorre por meio de um Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica (OPAC). Esse organismo consiste em um grupo de produtores que se organizam em um núcleo que deve realizar reuniões periódicas para que o próprio grupo garanta a qualidade orgânica de seus produtos. Assim, todos respondem juntos, caso ocorra alguma irregularidade. Se o produtor do grupo, responsável pela irregularidade, não quiser corrigir a irregularidade apontada pelo restante do grupo, os demais integrantes devem cancelar o certificado do produtor irregular e informar ao MAPA. No site do MAPA, é possível acessar a lista de OPAC já credenciadas.

3.    Organização de Controle Social (OCS): nesta opção, abre-se uma exceção na obrigatoriedade da certificação para a agricultura familiar na venda direta ao consumidor final. Entretanto, é necessário o credenciamento em uma organização de controle social que esteja cadastrada em um órgão fiscalizador oficial. Dessa forma, os agricultores familiares passam a integrar o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.


Ao escolher os produtos orgânicos, torna-se importante verificar o selo de certificação na embalagem e verificar se o produtor está cadastrado no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Somente assim, é possível garantir que esses atendem aos padrões de produção orgânica. Esse selo deve seguir as normas de cores e tamanhos estabelecidos pelo Instrução normativa nº 18/2014 do MAPA. Acesse o link e saiba como devem ser esses selos!

Cada uma das certificações tem seus critérios específicos, mas todas devem buscar o cultivo sustentável. Clique aqui para ver a lista das organizações cadastradas no site do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Aqui, em nossa propriedade, nossos hóspedes podem comprar alguns produtos orgânicos produzidos por nós. Somos certificados pela auditoria que ocorre por meio de um Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica (OPAC).

Assim, você pode se hospedar, em nossa propriedade orgânica, certificada pela Rede EcoVida, e aproveitar as belezas e encantos naturais da Serra Catarinense em Bom Retiro. Você pode visitar algumas cachoeiras, fazer algumas trilhas e contemplar a natureza!


Também prestamos o serviço de consultoria orgânica! Entre em contato pelo nosso e-mail contato@casastainbach.com.br


Venha, pois estamos te esperando!


Caso tenha alguma dúvida, você pode deixar um comentário que responderemos o quanto antes!

Continue nos acompanhando! Até a próxima!



Referências

MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O que são produtos orgânicos? Sustentabilidade. Orgânicos. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/o-que-sao-produtos-organicos Acesso em: 07-05-2023.


MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Sustentabilidade. Orgânicos. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/o-que-sao-produtos-organicos Acesso em: 07-05-2023.


MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 18 de 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Agro/Downloads/instrucao-normativa-no-18-de-20-de-junho-de-2014.pdf Acesso em: 07-05-2023.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page